Nossa história

BREVE HISTÓRICO DO SINDERN

O Sindicato dos Enfermeiros do RN, foi criado em 11 de janeiro de 1984,

Assembleia convocada por Enfermeiros interessados cuja a pauta especifica era para discutir e criar uma associação pré-sindical de enfermeiros, e tiveram a participação de 98 enfermeiros, foi aprovada a proposta de criação da entidade e escolhida a Diretoria provisória composta de 12 membros.

CARTA SINDICAL

Teve o registro e assinatura da em 30.09.1987 pelo Ministério do Trabalho;

Em 1988 foi eleita a 1º Diretoria do SINDERN para o triênio de 1988 a 1991 com os seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, Secretário geral – suplente, Diretor de Finanças – suplente, Diretor de Organização – suplente e Conselho Fiscal (3) – suplentes

EM 1991 FICOU INATIVO

O SINDERN passou a condição de inativo, a partir da criação do SINDSAÚDE, em 1991, como fruto do entendimento de persas entidades de classe na busca por organização sindical mais forte e com maior representatividade para a discussão das questões trabalhistas do setor saúde.

RETIVAÇÃO

Em maio de 2010, durante a Semana Brasileira de Enfermagem, sob a liderança do enfermeiro Luciano Gomes Cavalcanti, os enfermeiros reunidos com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem do RN – ABEN-RN e do Conselho Regional de Enfermagem do RN – COREN-RN, decidiram em reativar o SINDERN.

Em setembro do mesmo ano (2010), durante o Congresso Brasileiro de Enfermagem ocorrido no Centro de Convenções de Natal o Enfermeiro Luciano através de edital convocou assembleia e decidiu-se por unanimidade pela eleição de uma diretoria provisória, presidida pelo enfermeiro Luciano para tratar da reativação do Sindicato e promover a eleição de uma nova direção para o SINDERN.

Em novembro de 2010 após várias tentativas de registro em cartório, não obtendo êxito no o sindicato entrou com uma ação na justiça a fim de obter o registro em cartório.

Somente em outubro de 2014, a ação foi julgada favorável ao registro e em 13 de novembro do mesmo ano foi eleita a atual diretoria do SINDERN e no mesmo período realizado registro em cartório, seguindo os passos necessários junto ao Ministério do Trabalho.