Sindicalize-se

A IMPORTÂNCIA DE SER SINDICALIZADO

É a forma que a classe contribui para o fortalecimento da categoria. Através da filiação ao Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN) essa participação dos profissionais quanto maior o número de associados mais forte e valorizados seremos. Este não é um trabalho fácil. É fundamental a participação ativa da categoria nas atividades e mobilizações da Entidade. Somente assim, o enfermeiro será valorizado como realmente merece. A responsabilidade de manter o Sindicato forte é de todos os envolvidos, e a categoria deve reconhecer o SINDERN como a entidade legitima para representá-lo. É necessário que os Enfermeiros incentivem os colegas de profissão a se filiarem, o que, consequentemente, intensifica a luta e possibilita que novas conquistas sejam alcançadas com mais facilidade em prol não apenas dos enfermeiros, mas de toda a saúde brasileira. O crescimento desse trabalho está ligado diretamente à união da categoria. Lembremos que muitas vezes o Sindicato só toma conhecimento de que determinado empregador está descumprindo as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) ou a lei quando o profissional nos relata através de denúncias ou ao participar de reuniões, assembleias e outras atividades desenvolvidas pela Entidade.

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio grande do Norte negocia com diversos sindicatos patronais, firmando anualmente as Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), que asseguram aos profissionais, direitos adicionais aos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e uma vez firmadas, devem obrigatoriamente ser cumpridas pelos empregadores. Entre as cláusulas deste documento estão: piso salarial, reajuste, auxílio creche, hora-extra, adicional noturno, etc. O Sindicato também proporciona aos seus associados o atendimento jurídico gratuito em causas trabalhistas, contagem de tempo de serviço efeitos de aposentadoria, defesa ética e criminal, desde que relacionada ao trabalho. É por intermédio do Jurídico que são movidas ações coletivas e individuais sem custo adicional, ou seja, o profissional associado não terá que pagar os honorários advocatícios. Uma enorme vantagem para aqueles que querem lutar por seus direitos