30.10.2018

Assédio moral no trabalho: como agir?

Assédio moral consiste na exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, geralmente repetitivas e prolongadas, durante o horário de trabalho e no exercício de suas funções, ofendendo assim a dignidade ou integridade física do profissional. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN) trabalha na proteção e apoio aos enfermeiros e enfermeiras do Estado para combater e punir essa prática repudiável.

Um caso recente foi denunciado a nossa entidade e as devidas providências foram tomadas em sentido de defender a profissional que estava sofrendo com perseguições em seu local de trabalho. Respaldados pelo nosso setor jurídico buscamos agir para solucionar o caso junto a Ouvidoria SUS/Secretaria Estadual de Saúde.

A demanda buscava o reconhecimento do caso de perseguição pessoal, onde provas foram apresentadas, ressaltando que o efetivo ato de devolução praticado contra a profissional se caracterizava como nítida perseguição e assédio moral. É importante destacar que os abusos trabalhistas geram depreciação da imagem dos nossos profissionais enfermeiros e enfermeiras, causam transtornos e lesam o trabalhador de forma profissional e emocional.

A situação que destacamos aqui foi solucionada, ficou comprovado que a trabalhadora estava sendo perseguida, que sofreu ameaças. A SESAP assumiu o compromisso de garantir um novo posto de trabalho a servidora, reconheceu as contribuições da profissional ao setor da saúde pública do Rio Grande do Norte, bem como as qualificações inquestionáveis que ela possui para o exercício de sua profissão de forma ética, digna e com eficiência.

“Nós acreditamos na coletividade e na rede protetiva que construímos com os enfermeiros e enfermeiras do Rio Grande do Norte. Repudiamos e lutamos contra os casos de assédio moral ou qualquer outros que firam a dignidade dos nossos profissionais”, ressalta o presidente do SINDERN, o enfermeiro Luciano.

Ele diz ainda que qualquer enfermeiro ou enfermeira que esteja sofrendo com situações semelhantes podem buscar o Sindicato que terão o apoio e orientações necessárias. “O SINDERN é atuante na defesa dos profissionais e trabalha para que os direitos dos enfermeiros e enfermeiras sejam garantidos e efetivados”, finaliza.