13.05.2019

CCT 2019 SINDERN é homologada após intensa batalha no MTE - RN

Após intenso trabalho do SINDERN terminou a negociação com o sindicato patronal. A Convenção Coletiva de Trabalho 2019 é resultado de muita pressão do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte que não abriu mão de vários direitos já conquistados, com protestos na frente dos hospitais e em outros locais de trabalho, sucessivas assembleias e reuniões de negociações. Foi necessária ainda a mediação do MTE - RN em várias rodadas de negociação.

Agora, finalmente está homologada a CCT 2019 com o SINDERN. Pela convenção, os(as) enfermeiros(as) receberão reajuste de 6,43% com data base em janeiro de 2019 (a incidir sobre os salários de abril/2019). Eventuais diferenças retroativas deste índice deverão ser pagas na folha de abril/2019.

Carga Horária e salários a partir de 01/04/2019

36 horas semanais: R$ 2.624,92

40 horas semanais: R$ 3.211,41

44 horas semanais: R$ 3.530,28

Em relação ao reajuste 2018, ficou acordado um abono em conformidade com os pisos:

36 horas semanais abono de R$ 1.149,28

40 horas semanais abono de R$ 1.406,06

44 horas semanais abono de R$ 1.545,67

O detalhamento deste pagamento está descrito no texto da convenção. Dentre os benefícios, é possível destacar:

A manutenção do dia 12 de maio como feriado para categoria;

Gratificação do setor fechado;

Seguro de vida sem qualquer ônus para trabalhadores, no valor mínimo de R$ 14.804,41 (quatorze mil, oitocentos e quatro reais e quarenta e um centavos) para os casos de morte, invalidez total ou aposentadoria por invalidez;

A empregada gestante, além da estabilidade legal que compreende desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, mais 30 (trinta) dias de estabilidade por força desta convenção;

A manutenção da realização das quatro (4) trocas;

A manutenção dos 12 ou 13 plantões, de acordo com cada instituição. O sindicato patronal queria aumentar para 15/16 plantões algo que o SINDERN jamais aceitaria.

“Foi uma negociação árdua, mas o SINDERN não recuou em nenhum momento. O SINDERN demonstrou mais uma vez estar ao lado da classe trabalhadora, defendendo a valorização da enfermagem e dos enfermeiros”, comemora o presidente Enfermeiro Luciano.

Seja um agente fiscalizador. Essa valorização depende exclusivamente da nossa força conjunta. Venha fortalecer o nosso sindicato!

Veja aqui a íntegra do documento firmado: