04.11.2021

Mesa SUS recebe contraposta do Governo do RN para Plano de Cargos, Carreira e Remuneração

Na tarde de hoje (03) foi realizada mais uma jornada da Mesa Negociação Permanente do SUS/SESAP que contou com a presença do secretário de saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia e representando o SINDERN estavam a Secretária-geral Antônia Iara da Silva e o presidente Luciano Cavalcanti.

Durante a reunião o governo do estado apresentou as planilhas financeiras da proposta de reformulação e atualização do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da saúde.  O plano vem sendo construído a bastante tempo pelos profissionais e representantes que compõem a Mesa SUS. "Se observou alguns avanços, mas a categoria acredita que ainda não é suficiente e que é possível melhorar ainda mais", explica Antônia Iara.

A proposta apresentada pelo governo disponibiliza R$ 15 milhões do orçamento da Folha de Pagamento para inserir nas planilhas.  Esse monitoramento para acompanhar como as ações são desenvolvidas, participando e construindo na proposta é fundamental, garantem os representantes sindicais. “A proposta original tem inúmeras vantagens e conquistas para os servidores e foi apresentada ao governo. O valor disposto hoje foi uma contraproposta do governo, ao pedido original”, comenta Iara. A Secretária-geral argumenta ainda que é cabível uma nova contraproposta por parte dos servidores.

O presidente do SINDERN, Luciano Cavalcanti reitera que as negociações são vitais para que o Plano final aprovado seja o melhor e mais contundente para garantir os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde.