16.08.2018

NOTA DE REPÚDIO - Exigimos salários dignos

A desvalorização profissional do enfermeiro parece ter virado palavra de ordem nas gestões públicas. A abertura de editais de concursos públicos e processos seletivos com salários cada vez mais baixos e carga-horária extenuante provam essa realidade abusiva. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN) vem a público repudiar esses certames e exige mudanças para que o profissional enfermeiro tenha sua dignidade respeitada também na remuneração que lhe é destinada.

Destacamos a vergonha salarial em três editais abertos que selecionam para cargos de Enfermeiro/ Enfermeiro ESF e que oferecem remuneração extremamente baixa, que não dão garantias para um sustento mínimo.

– Concurso Público para provimento de cargos da Prefeitura Municipal de SÍTIO NOVO/RN, edital 001/2018.  O certame oferece três (3) vagas para o cargo Enfermeiro ESF com uma remuneração de R$1.100, 00 e gratificação de R$ 900,00 e carga-horária de 40 horas. Além de uma vaga de Enfermeiro com remuneração de R$ 2000,00, também 40 horas.

2 – Concurso Público para provimento de cargos da Prefeitura Municipal de PARNAMIRIM/RN, edital 001/2018. O edital prevê 50 vagas para Enfermeiro (código 217) com carga-horária de 30 horas para um salário de R$ 1268,81. Também oferta para Enfermeiro ESF 65 vagas, para 40 horas e salário de R$ 1268,81. Vagas com distinta carga-horária e salários iguais.

3 – Processo Seletivo Simplificado Público, edital 001/2018 do município de JARDIM DO SERIDÓ/RN. Três vagas para Enfermeiro ESF, com jornada de 40 horas semanais e contrato de três meses renováveis são oferecidas a uma remuneração de R$ 954,00 (UM SALÁRIO MÍNIMO) e ainda uma vaga para Enfermeiro ESF (40 horas) contratação de seis meses por R$ 2024, 40.

Essas remunerações são alarmantes, vergonhosas e preocupantes. Elas reforçam a desvalorização do enfermeiro, não dão dignidade e muito menos condições para que o profissional possa subsidiar a sua vida.

Salários baixos como esses são resultado de políticas públicas que querem negligenciar a saúde e seus profissionais. O papel do enfermeiro nos centros de saúde é fundamental e a sua importância também precisa acontecer com remunerações dignas, com salários que correspondam ao investimento feito na formação.

O SINDERN repudia veementemente esse cenário deplorável de salários baixos e buscará junto ao seu setor jurídico que ações podem ser tomadas.

Diretoria do SINDERN.