06.04.2021

Secretário-geral do SINDERN é eleito presidente CMS de Parnamirim

O Secretário-geral do SINDERN, Matheus Eutropio é o novo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Parnamirim e tem como suplente a enfermeira Soraya Ciana que também compõe a diretoria da nossa entidade, como representantes do segmento dos trabalhadores no Conselho Municipal de Parnamirim-RN.

O Conselho Municipal de Saúde de Parnamirim é formado por 20 membros titulares e 20 suplentes, sendo 50% de entidades de usuários, 25% de entidades de trabalhadores de saúde, 25% de gestores e prestadores de serviços na área da saúde.

Entre as atribuições dos conselheiros, eleitos para o triênio 2021/2024, estão deliberar sobre estratégias e atuar no controle da execução da Política Municipal de Saúde; deliberar, analisar, controlar e apreciar, no nível municipal, o funcionamento do Sistema Único de Saúde; aprovar, controlar, acompanhar e avaliar o Plano Municipal de Saúde. Também é prerrogativa do CMS- Parnamirim, acompanhar e fiscalizar os procedimentos do Fundo Municipal de Saúde - FUMDES, por meio da comissão de análise do Fundo.

São, ainda, funções do CMS, estimular a participação e o controle popular via sociedade civil organizada nas instâncias colegiadas gestoras das ações de saúde em nível distrital, regional e de unidades; e possibilitar a informação das questões de saúde e o amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde à população e às instituições públicas e entidades privadas.

“O nosso Sindicato dá mais um passo na defesa da saúde pública, assumindo a representação em nome da classe trabalhadora. Além de Parnamirim, temos assento no CMS de Natal e Conselho Estadual de Saúde. Manteremos a nossa pauta, cobrando investimentos no setor da saúde, mais concursos públicos, mais UPAS (Unidades de Pronto Atendimento). Fiscalizar o município sobre o orçamento, que não é utilizado. Com a pressão do povo e o controle social vamos resistir e resgatar o SUS”, destaca o Enfermeiro Luciano, presidente do SINDERN.