14.11.2019

SERVIDORES ESTADUAIS E ENTIDADES PROTESTAM NA GOVERNADORIA DO RN

Servidores estaduais junto com entidades vinculadas ao Fórum Estadual do Rio Grande do Norte realizaram ato público e de protesto em frente a Governadoria do Estado na última quarta-feira (13). O SINDERN participou ativamente do protesto e das mobilizações para a ação. O ato resultou na realização de uma reunião no Gabinete Civil.

“Nossa mobilização é em prol dos servidores estaduais, especialmente da Enfermagem, em defesa de seus direitos. A mobilização dos sindicatos exige do governo do RN o pagamento dos salários atrasados e atendimento as demandas sindicais, como o reajuste salarial de 16,38%”, declara o presidente do SINDERN, Enfermeiro Luciano.

Os manifestantes e representantes de entidades foram recebidos pelo secretário Raimundo Alves. A reunião foi coordenada pelo dirigente do Sindicato dos Auditores Fiscais, Fernando Freitas. Foi apresentada a pauta do Fórum para o secretário que contemplava:

- Agendamento de uma reunião com a governadora, Fátima Bezerra;

- Calendário de pagamento dos salários atrasados e para o restante do ano de 2019, incluindo o décimo;

- Fluxo de caixa de setembro e outubro;

- Financiamento com garantia dos royalties;

- Reajuste de 16,38% para todos os servidores;

- Realização de concurso público e reestruturação da mesa de negociação.

O secretário trouxe para a reunião as questões econômicas e a perspectiva de frustração dos recursos extras com os entraves no trâmite da cessão onerosa do Pré-sal, do plano de equilíbrio fiscal e um possível empréstimo da antecipação dos royalties. Alves não sinalizou perspectiva de pagamento dos salários atrasados, tampouco aumento para os servidores. Raimundo Alves informou ainda que a governadora estará ausente cumprindo agenda externa durante esse mês de novembro e somente retornará a partir de 04 de dezembro. O secretário afirmou o compromisso de pagamento dos salários para o restante do ano e décimo de 2019, com possibilidade de apresentar um calendário de pagamento e o fluxo de caixa de setembro e outubro na próxima semana por ocasião da reunião do Fórum com os secretários e governo. Raimundo Alves disse ainda que a garantia de dinheiro extra para esse ano até agora é a venda da folha e que o governo está em negociação para conseguir um financiamento tendo como garantia os royalties, quanto a cessão onerosa ainda não tem data prevista.

Abordou que já estão sendo chamados aprovados nos concursos da área da saúde, segurança e educação e concordou com a necessidade de a mesa de negociação ser reestruturada como um Projeto de Lei Estadual. O encaminhamento foi o agendamento de uma reunião do Fórum com o governador em exercício Antenor Roberto e os secretários de administração, finanças e planejamento prevista para acontecer no dia 19 de novembro, às 11 horas no Gabinete Civil.

Clique aqui e confira as fotos.