(84) 2020-4358 • contato@sindern.com.br
O Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Norte (SINDERN) participou ativamente do XIII Congresso Nacional Sindical das Enfermeiras e Enfermeiros (CONSE), um dos mais importantes eventos da categoria no país, realizado entre os dias 1 e 3 de outubro de 2025, em São Paulo, SP. A delegação do SINDERN foi composta pelo presidente Luciano Cavalcanti, o vice-presidente Matheus Eutrópio, a diretora financeira Suzelee Barros e a diretora de saúde do trabalhador, Antônia Iara.
O evento, organizado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), reuniu lideranças de todo o país para debater e deliberar sobre temas cruciais para o futuro da profissão. Entre os principais eixos de discussão e debates do congresso, estiveram:
* Os desafios da classe trabalhadora no cenário nacional e internacional;
* Perspectivas da força de trabalho da enfermagem e o cuidado como direito;
* O papel dos sindicatos na garantia dos direitos da enfermagem (eixo 1);
* A atuação da enfermagem no cuidado sustentável do meio ambiente em meio à crise climática (eixo 2);
* Impacto do cenário das políticas públicas de saúde para a enfermagem brasileira (eixo 3).
Eleições e plano de lutas
O último dia do CONSE foi dedicado aos debates e resoluções dos eixos temáticos e culminou com a eleição da Direção Executiva e Conselho Fiscal e a Plenária Final. Na plenária, foi realizada a apresentação e aprovação do Plano de Lutas que irá nortear a atuação sindical da categoria em nível nacional.
Ao final do Congresso, Luciano Cavalcanti afirmou: "saímos fortalecidos, certos de que cada voz, cada ideia e cada debate aqui realizado serão sementes de transformação. Unidos, seguimos firmes: pela saúde, pela vida e pela dignidade da nossa categoria".
A participação no congresso reforça o compromisso do SINDERN em lutar pela valorização profissional e por melhores condições de trabalho para a enfermagem potiguar, alinhando as pautas locais com o movimento sindical em âmbito nacional.