21.08.2023

SINDERN participa de audiência com Secretário de Saúde de Natal acerca do pagamento do piso da Enfermagem

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN) participou nesta segunda-feira (17) de uma audiência com o Secretário Municipal de Saúde de Natal, George Antunes. O presidente do SINDERN, Luciano Cavalcanti, o vice-presidente, Matheus Oliveira, e as diretoras Suzelee Barros e Antônia Iara Mendes, apresentaram à equipe da SMS algumas demandas dos trabalhadores da Enfermagem.

Confira as principais pautas abordadas na reunião:

• Piso Nacional da Enfermagem:

O secretário afirmou que o repasse do governo federal foi feito com base na carga horária. Por isso, o SINDERN irá enviar um ofício junto com a Secretaria para o Ministério da Saúde solicitando a alteração no sistema. Além disso, caso seja mantido o pagamento proporcional, o Sindicato irá realizar uma assembleia para discutir a judicialização da prefeitura.

• Progressão Salarial:

A busca por uma progressão salarial automática é outra demanda que teve destaque. O secretário de saúde afirmou que a implementação da progressão será feita até o final do ano. O SINDERN reforçou a importância da aprovação do Planos de Cargos e Salários já com base no piso da Enfermagem.

• Retirada das gratificações:

A retirada das gratificações dos enfermeiros também foi uma demanda enfatizada pelo SINDERN. O secretário afirmou que a decisão é da Procuradoria-Geral do Município. Uma das proposições é que seja feita uma alteração na lei municipal permitindo a manutenção das gratificações nos períodos de férias e afastamento.

• Mesa SUS:

O SINDERN solicitou o retorno das negociações da Mesa SUS para que as demandas dos servidores municipais, não só da enfermagem, mas de todas as áreas da saúde, tenham um espaço permanente de diálogo com a gestão. A Secretaria de Saúde acatou a solicitação e informou que será retomada em setembro.