search

(84) 2020-4358 • contato@sindern.com.br

NOTÍCIAS

 
Notí­cias
16.08.2023

SINDERN realiza mobilização em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Natal


Na manhã desta quarta-feira (16), uma mobilização ocorreu em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), protagonizada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN). A manifestação reuniu dezenas de profissionais de enfermagem, que almejam a valorização da categoria e a melhoria das condições de trabalho. Diversas pautas sensíveis foram abordadas durante o ato, refletindo as necessidades e anseios dos enfermeiros da região.

Reivindicações em Destaque:

1. Pagamento do Piso Nacional da Enfermagem:

Uma das principais reivindicações apresentadas pelo SINDERN é o pagamento integral do piso salarial nacional da enfermagem, conforme estabelecido pela legislação vigente. O SINDERN reforçou a importância dessa medida para reconhecer o valor do trabalho desempenhado por eles na linha de frente da saúde.

2. Progressão Salarial Automática:

A busca por uma progressão salarial automática é outra demanda que ganhou destaque. A medida é crucial para garantir que a remuneração dos enfermeiros seja condizente com a experiência e qualificação ao longo da carreira, evitando discrepâncias injustas.

3. Infraestrutura e higiene são responsabilidade da gestão, não da Enfermagem:

Foi enfatizado durante a manifestação que os problemas de infraestrutura e higiene nas unidades de saúde não devem ser responsabilizados à categoria de enfermagem. O SINDERN busca conscientizar a Secretaria Municipal de Saúde sobre a necessidade de separar questões de gestão e estrutura dos desafios enfrentados pelos profissionais da enfermagem no cumprimento de suas atividades.

4. Ajuste da Carga Horária de Trabalho: Abertura de Unidades aos Sábados:

A abertura de unidades de saúde aos sábados tem gerado apreensão entre os enfermeiros, que buscam um ajuste na carga horária de trabalho para acomodar essa mudança. A categoria defende que essa alteração precisa ser acompanhada de medidas para evitar sobrecarga e assegurar o bem-estar dos profissionais, que ficou comprometido principalmente após a pandemia de Covid-19.

5. Pagamento de Benefícios Salariais durante as Férias:

A inclusão dos benefícios salariais durante o período de férias dos enfermeiros também foi uma demanda enfatizada. O SINDERN argumenta que os profissionais não devem ser prejudicados financeiramente durante o período de descanso, reforçando a importância do reconhecimento e equidade no pagamento dos benefícios.

A manifestação evidenciou a união e determinação dos enfermeiros em buscar melhores condições de trabalho e reconhecimento da importância de sua atuação para o sistema de saúde local. O SINDERN reiterou seu compromisso em continuar lutando por essas reivindicações em prol de uma enfermagem mais valorizada e motivada.

Na próxima segunda-feira (21) acontecerá uma reunião entre o SINDERN e a Secretaria Municipal de Saúde de Natal para debater a situação.

 

VOLTAR