04.04.2019

SINDERN se reúne com servidores na sede do SINDSEP em São Rafael

Mantendo a proposta de atuação democrática e participativa junto aos servidores públicos da Saúde, a diretoria do SINDERN – Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte – se reuniu na manhã desta quarta-feira (03) com servidores do Município de São Rafael. No diálogo que durou aproximadamente três horas representantes do Sindicato e servidores debateram de forma unificada sobre as condições de trabalho, concurso público e disparidade salarial entre os cargos.

O presidente do SINDERN, Enfermeiro Luciano, informou sobre o debate para reestruturação do PCCR, problemática que consta na agenda de compromissos da diretoria sindical e um dos principais temas abordados na recente reunião com o prefeito Reno Marinho, que aconteceu em 13 de fevereiro. No encontro o gestor manifestou-se favorável ao debate da pauta, porém não era a favor da inclusão dos servidores do concurso no atual PCCR e também deu aval para a criação de comissão através da Portaria nº 030/2019-GP que irá tratar do tema.

Estiveram presentes em São Rafael, além do presidente do SINDERN, a diretora Antônia Iara e Luan Nogueira representando a base dos enfermeiros, SINDSEP, Evanildo Cunha, SINDAS Lisvanaldo da Cruz e os advogados: Assis Cunha, assessor jurídico do SINDERN e Ana Paula jurídico do SINDSEP. Na ocasião, foi realizada a escuta e orientação quanto ao entendimento pela não elaboração de um novo PCCR, tendo em vista que o plano atual já contempla todos os servidores concursados.

Lisvanaldo da Cruz, que é servidor, explicou que objetivo da iniciativa dos servidores se baseia na necessidade da participação em debates. Rreforçando a defesa dos técnicos de nível médio e superior no apoio do SUS, diante da defasagem salarial frente aos profissionais do concurso. “Nosso objetivo é ser incluso dentro do processo do PCCR, lutando pela valorização dos perfis técnicos de nível médio, superior e apoio do SUS”, reiterou.

A diretoria ouviu atentamente as pontuações realizadas pelos servidores, juntamente com os advogados, que também fizeram intervenções assinalando especialmente o cenário atual.

Evanildo Cunha foi enfático ao afirmar que a divisão é apenas uma nomenclatura e que a ação do SINDSEP é feita em defesa dos servidores. “A diretoria prima pela defesa dos servidores e não defesa de perfis ou de nomenclatura de cargos. Buscamos atender de forma isonômica, ampla e irrestrita a todos os servidores públicos desta municipalidade. Porém, é valido lembrarmos que há entraves e que precisamos estar muito bem preparados e municiados para levar o assunto à diante, promovendo o convencimento e chamando a todos para participar das ações da luta sindical”, afirmou.

O advogado Assis Cunha reforçou ainda a necessidade do debate com a base, e análise sistemática para promover o enfrentamento, se necessário. “Com base nas lutas históricas e no cenário atual afirmamos que todo direito se conquista com luta, e para isso estamos aqui, para municia-los e prepara-los”, sintetizou.

O Enfermeiro Luciano destacou também a disposição para colaborar com a defesa