15.04.2024

AGORA É GREVE - NATAL

As trabalhadoras e os trabalhadores da Saúde do SUS de Natal, se reúnem para o primeiro ato público da deflagração da Greve Geral na próxima terça-feira, 16 de abril, às 8h30, em frente à Prefeitura de Natal, para reivindicar da gestão do prefeito Álvaro Dias, o cumprimento da lei da Data-base das categorias. Desde 2022, as servidoras e os servidores da Saúde estão sem reajuste salarial.

Como se não bastasse a falta de uma proposta de Data-base, os servidores enfrentam assédio moral, remanejamentos arbitrários, corte de gratificações e precárias condições de trabalho e de atendimento à população. Além disso, há perseguição política contra trabalhadores e contra dirigentes sindicais que lutam pelos direitos das categorias e por melhorias nas Unidades de Saúde.

A greve tem prazo indeterminado e é coordenada pelo SOERN, SINDSAÚDE/RN, SINDERN, SINSENAT E SINFARN. A decisão de greve foi votada pelos trabalhadores da Saúde no último dia 10 de abril, durante Assembleia Geral.

À População

As entidades sindicais e os(as) trabalhadores(as) explicam à população, que a greve é o último recurso utilizado, devido a persistência da gestão em descumprir a legislação e não apresentar nenhuma proposta de negociação.

Conforme Lei 7.783/89 será orientado um efetivo de 30% nas Unidades de Saúde de Urgência e Emergência para a não interrupção do serviço.

Ressaltamos que a greve é um mecanismo extremo, mas necessário quando a gestão não dialoga e desrespeita as categorias da Saúde da forma que a gestão Álvaro Dias (Republicanos) vem fazendo há anos.

Dessa forma, pedimos o apoio da população neste movimento em defesa do fortalecimento do SUS em Natal, para o cumprimento da lei por parte da gestão municipal e a resolução o mais breve possível do ato de greve.