16.04.2024

Governo do RN não traz propostas que atendam reivindicações dos servidores da saúde do Estado

Em mais uma reunião da Mesa SUS, realizada nesta terça-feira (16), na Secretaria Estadual de Administração, os representantes dos sindicatos saíram mais uma vez sem uma resposta positiva que atenda as reivindicações dos servidores da saúde do estado.

O #Sindern, representado pela diretora Antônia Iara da Silva Mendes destacou a importância de atender os pleitos da categoria, que são a base para um futuro acordo entre os servidores e a gestão estadual.

Sobre o reajuste de 2,31% no salário da categoria, o Governo propõe que a implantação do aumento aconteça apenas em 2025, contrariando a proposta dos Sindicatos, que pedem implementação ainda em 2024;

Outro ponto destacado é que, segundo a proposta do Governo, os trabalhares e trabalhadoras da Saúde ainda deverão perder a inflação de 2022; recebendo apenas a metade da inflação de 2023 e a inflação de 2024 em abril de 2025. E, consequentemente, a metade da inflação de 2023 e a inflação de 2025 em abril de 2026.

O aumento da carga horária de 30h para 40h para servidores que solicitaram esta mudança também aconteceria de forma gradativa, sendo a primeira etapa (1/3 dos solicitantes) em 2024 e os demais no ano de 2025, este último, sem data definida para implantação;

A pauta da implantação do piso dos técnicos de radiologia será dada entre esta quarta (17) e quinta-feira (18). Já o reenquadramento pelo tempo de serviço dos servidores +30 também ficaria para o ano de 2025, no mês de abril.