16.04.2024

Primeiro ato da greve da Saúde dos servidores de Natal

Os(As) trabalhadores(as) da saúde pública natalense realizaram ato hoje (16) no primeiro dia de greve da categoria em frente à Prefeitura. A greve geral, deflagrada por tempo indeterminado, é coordenada pelo Sindsaúde/RN, Sindern, Soern, Sinsenat e Sinfarn.

A categoria pede o cumprimento da lei da data-base das categorias municipais, uma vez isso não acontece desde 2022; reivindica também a implantação e pagamento retroativo das gratificações e do adicional por tempo de serviço, fim do corte das gratificações dos servidores que estão em gozo de afastamento, melhores condições de trabalho, entre outros.

Durante a greve, será mantido um efetivo de 30% nas unidades de saúde de urgência e emergência para que não haja interrupção do serviço.

Graças a força do ato, uma comissão de representantes dos sindicatos conseguiu uma reunião com o Secretário do Gabinete Civil, Johan Xavier, que prometeu levar os pontos da data base, PL dos auxiliares de enfermagem, implementação das insalubridades, PL da saúde Bucal e PL do piso nacional da Radiologia para o prefeito. No dia 23 de abril ficou acordado de acontecer mais um encontro para dar uma devolutiva.