19.10.2023

SINDERN fecha acordo com o sindicato patronal (SINDESERN) e aumenta o salário da categoria dos(as) Enfermeiros(as)

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN) fechou um novo acordo com patronal, após várias rodadas difíceis de negociação. O reajuste salarial para os profissionais da categoria foi de 5,79%, inflação acumulada do último ano com data base a janeiro de 2023.

Com a nova resolução, o piso salarial da convenção para profissionais passou a ser R$ 3.269,70 para 36h, R$ 4.000,25 para 40h e R$ 4.397,44 para 44h. Além do pagamento retroativo, na forma de abono, e da ACF (Ajuda Complementar Financeira) do Piso Nacional da Enfermagem, respectivamente de acordo com a carga horária 36h, 40h e 44h.

“Diante da conjuntura política nacional, fechar o novo acordo não foi uma tarefa fácil para o sindicato, principalmente, com a aplicabilidade do piso nacional da enfermagem”, afirmou o presidente do SINDERN, Luciano Cavalcanti. Para ele, em meio à recessão econômica, os empresários estão encontrando muito espaço para retirar direitos dos trabalhadores.

O presidente também ressaltou a importância da manutenção das cláusulas sociais com o sindicato no momento atual. “O nosso Sindicato é agora muito mais que necessário, porque é um instrumento de luta. Nesse acordo, por exemplo, o patronal apresentou uma proposta muito inferior ao que foi conquistado, queria dividir o piso da enfermagem até 2028, e nós não aceitamos”, declarou.

A resolução foi tida após seis rodadas de negociação à mesa, com medida do Ministério do Trabalho Emprego (MTE) intervindo ao fim. A data base do SINDERN é primeiro de janeiro, mas o acordo só foi protocolado em 11 de outubro por conta da audiência com o MTE. Para conferir a Convenção Coletiva 2023 na íntegra, clique AQUI .

Caso o(a) Enfermeiro(a) não tenha o seu salário corrigido no contracheque a partir de 1° de novembro, denuncie ao SINDERN. Mande cópia do seu contracheque para o e-mail: pisodaenfermagemsindern@gmail.com.