18.01.2024

SINDERN participa de mediação com Superintendente do Trabalho, Superintendente do Ministério da Saúde e representantes do Estado e Município de Natal

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte participou nesta quinta-feira (18) de uma reunião de mediação na Superintendência Regional do Trabalho com representantes do Ministério da Saúde, do Estado e do município de Natal sobre problemas relacionados ao Piso da Enfermagem. O sindicato patronal, que representa os estabelecimentos privados e filantrópicos, foi convocado, mas não compareceu.

Confira as principais pautas:

- REPASSES: o SINDERN, juntamente com o SIPERN, relatou que alguns estabelecimentos da rede privada que possuem convênio com o município/estado receberam os repasses da Assistência Complementar do Piso, mas não estão pagando os funcionários. O Superintendente Regional do Trabalho, Dr. Cláudio Macedo, solicitou uma nova reunião com essas empresas, o município e o Ministério da Saúde para que a situação seja esclarecida.

- RETROATIVOS: o Superintendente Regional do Ministério da Saúde (MS), Jalmir Simões, informou que ainda estão sendo analisadas as situações referentes aos servidores que tiveram inconsistências e não receberam o retroativo do Piso.

- TRANSPARÊNCIA: o SINDERN também cobrou do município do Natal que os servidores tenham acesso às informações referentes ao pagamento e inconsistências. Apesar de haver um aplicativo para os servidores, ele não disponibiliza informações referentes aos pagamentos anteriores. Os representantes da prefeitura informaram que poderiam buscar melhorias para o aplicativo.

- CARGA HORÁRIA: a diretora do SINDERN, Suzelee Barros, também falou sobre a questão da carga horária que está sendo informada. Entretanto, o Secretário Adjunto de Recursos Humanos da SMS Natal, Chilon Batista, afirmou que o município está cumprindo a lei e que continuará informando a carga horária de 30h.

O SINDERN estava representado na reunião pelo presidente Luciano Cavalcanti, o vice-presidente, Matheus Eutropio, a diretora Suzelee Barros e o advogado Dr. Marcelo Tinoco.